Curso sobre o novo ambiente regulatório da educação superior
Este curso busca oferecer uma visão atualizada e técnica sobre o ambiente regulatório que estrutura o mercado de ensino superior. Temas como as regras estatais sobre regulação, avaliação e supervisão serão tratados juntamente com especificidades relacionadas a diplomas físicos e digitais (incluindo Portaria nº 554), disciplinas presenciais em cursos EAD, atuação das instituições de ensino superior no ensino médio, cursos de especialização (Resolução CNE/CES 01/2019), mudanças na freqüência escolar (Lei 13.796/2019) e outros temas atuais.
No curso será usada metodologia que une prática e análise de decisões administrativas ou judiciais com discussão de partes dos textos legais. Nesse sentido, o que se pretende é compartilhar conhecimentos e informações com profissionais das Instituições de Ensino Superior que trabalham, direta ou indiretamente, com normas e com o sistema do MEC. Portanto, trata-se de um evento indicado para sócios de mantenedoras, diretores de IES, procuradores institucionais, advogados, docentes e demais colaboradores dos estabelecimentos de ensino ou das mantenedoras que pretendem conhecer ou manter-se atualizados quanto ao Direito Educacional.
Objetivos:
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Capacitar os profissionais que atuam, direta e indiretamente, com a gestão financeira das IES, tais como executivos, diretores, membros da secretaria acadêmica, profissionais da área jurídica e procuradores institucionais;
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Descrever as regras sobre encargos educacionais (mensalidades e semestralidades) e sua repercussão nas estratégias de atuação das IES;
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Apresentar procedimentos adotados pelo mercado e decisões judiciais pertinentes ao tema;
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Discutir o estado atual e as tendências relativas aos programas de acesso em financiamento (FIES, PROUNI e programas privados);
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Oferecer informações sobre as novas normas e a tendência na área do Direito da Educação Superior.
Edgar Jacobs consultoria e ensino - direito educacional
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Programa
1. Conceitos básicos na LDB, na Constitição de 1988 e no Decreto 9.235/2017
1.1 Competências (MEC, CNE, INEP e CONAES) e atuação no Sistema Federal de Ensino
2. Regulação
2.1. Atos autorizativos de entrada e periódicos na Portaria Normativa 23/2017
2.2. Credenciamento de instituições na modalidade presencial
2.3. Credenciamento prévio e credenciamento provisório
2.3. Transferência de mantença: casos concretos
2.5. Aspectos práticos da regulação (Portarias, instruções normativas e sistema e-MEC)
2.6. Autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos
2.7. Cursos regulados por entidades de classe
2.8 Cursos sequencias (Resolução CNE/CES 01/2017) e Interface EAD-presencial (Portaria 1.428/2018)
3. Supervisão
3.1. O que é supervisão acadêmica
3.1.1. Regras e casos concretos de supervisão
3.2. Oferta de cursos e programas de ensino superior sem atos autorizativos
3.2.1 Oferta de cursos superiores: informações básicas
3.3. Consequências do descredenciamento de IES e desativação de cursos
3.4. Emissão e registros de diplomas
3.4.1. Acervo acadêmico, diplomas e diplomas digitais
3.4.2. Novas penalidades relativas ao registro de diplomas: casos concretos
4. Avaliação
4.1. Atuação dos órgãos e comissões de avaliação
4.2. Protocolo de compromisso e consequências da avaliação
5. Regras sobre a pós-graduação
5.1, Pós-graduação lato sensu e especialização no Decreto 9.235/2017 e na Resolução CNE/CES 01/2018
5.5.1 Conceitos e instituições credenciáveis
5.5.2 Regras sobre criação e execução dos cursos de especialização
5.5.3 Exemplos práticos das novas regras de especialização
5.2. A Resolução CNE/CES 07/2017 e a pós-graduação stricto sensu: aplicações atuais
6. Regulação da Educação a Distância
6.1. Recursos básicos: Infraestrutura, material e metodologias (cursos híbridos e totalmente online)
6.2. Credenciamento e autorização do EAD
6.3. Polos, parcerias e ambientes profissionais
6.4 Professores, tutores e equipe multidisciplinar
LOCAL: Hotel Promenade BH Platinum - Belo Horizonte - MG
CARGA-HORÁRIA: 8h (1h será dedicada a dúvidas e discussão)
DATA: 24 de junho de 2019
VALOR DO INVESTIMENTO: R$ 1.350,00 por participante