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Parecer CNE/CP 5/2020 e a postura do MEC sobre calendários acadêmicos.

Como tratar as atividades não

presenciais e aulas práticas?

 

12 de junho de 2020 | 10:30h

Duração: 1:30h | Curso EAD

A Edgar Jacobs Consultoria e Ensino apresenta seu curso sobre o mais importante documento de Direito Educacional deste período de pandemia, o Parecer CNE/CP 05/2020.

 

Este curso apresentará detalhes sobre o documento produzido em 28 de abril pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) a respeito da COVID-19 e apresentará também a polêmica criada pelo MEC, que poderá levar a sua não homologação.

 

No parecer foram apontadas três soluções para as Instituições de Ensino:

  • a reposição da carga horária de forma presencial ao fim do período de emergência;

  • a realização de atividades pedagógicas não presenciais (mediadas ou não por tecnologias digitais de informação e comunicação) enquanto persistirem restrições sanitárias para presença de estudantes nos ambientes escolares, garantindo ainda os demais dias letivos mínimos anuais/semestrais previstos no decurso; e

  • a ampliação da carga horária diária com a realização de atividades pedagógicas não presenciais (mediadas ou não por tecnologias digitais de informação e comunicação) concomitante ao período das aulas presenciais, quando do retorno às atividades.

Discutiremos essas três possibilidades e temas como: requisitos de validade das aulas não presenciais; atividades práticas e estágios; processos seletivos e avaliações.

Além de analisar o texto vamos também confronta-lo com a legislação educacional vigente, proporcionando uma visão crítica para os participantes do curso.

Nesse sentido, serão analisadas as manifestações e atrasos do MEC, especialmente sobre estágios. Tema que parece criar divergência enter o Ministério e o CNE.

Haverá, por fim, uma discussão sobre como colocar em prática as "sugestões" do parecer e serão apresentados casos concretos, que serão complementados pelo compartilhamento de conhecimentos e boas práticas entre os participantes.

Nosso público alvo são:

  • Os gestores de Instituições de Ensino;

  • Os advogados, gerentes financeiros, gerentes comerciais e demais profissionais que precisam conhecer as normas recentemente publicadas;

  • Procuradores institucionais, membros de secretarias e coordenadores de curso,

A oferta do curso será feita para pessoas que pretendam participar individualmente ou para grupos que pretendam formar pequenas turmas - no formato de micro campus

O expositor será o Prof. Edgar Jacobs, sócio fundador da consultoria, doutor em Direito e advogado atuante há mais de 15 anos no Direito Educacional. 

Participe do curso clicando nas figuras abaixo.

R$ 450,00

R$ 1.500,00

Clique nas figuras acima e reserve sua vaga. Entre em contato e conheça nossos preços especiais para clientes e associados de sindicatos parceiros.

Programa completo
Parecer CNE/CP 5/2020 e a postura do MEC sobre calendários acadêmicos

Programa completo do curso (1:30h)

  1. Origens do Parecer CNE/CP 5/2020

    • Normas do MEC durante a Pandemia
    • Primeira manifestação do CNE
      • Demandas iniciais
      • Relação com os conselhos estaduais
  2. O conteúdo do Parecer  

    • Análise do contexto e soluções gerais

    • ​Sugestões por níveis e modalidades de ensino
      • Educação Básica

      • Educação profissional

      • Educação superior 

    • Atividades práticas e estágios

    • Processos seletivos

  3. Abordagem estratégica e boas práticas relacionadas ao parecer

    • Como atender as requisitos para oferta de aulas não presenciais?

    • O que fazer em relação às atividades práticas?

    • Volta às aulas? Boas práticas e riscos assumidos. 

Micro campus e atividades práticas
Micro campus e atividades práticas

O curso inova também em relação a metodologia.​

Apresentamos a opção de criar em sua Instituição um ambiente de aprendizado conjunto, um micro campus para o qual serão direcionadas atividades e estimulada a atuação em grupo. Cada micro campus terá um líder, que ficará responsável pela interação com o expositor e poderá gerar dúvidas conjuntas, que serão discutidas no curso.

Além dessa metodologia, serão também usadas atividades praticas em formato de workshop e de desafios, complementando, assim, a grande carga teórico-prática já exposta nas unidades de aprendizagem.

Não perca!

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