Ferramentas e tecnologias para o ensino híbrido

Há duas formas de entender o ensino híbrido: uma diz respeito à mistura do método tradicional, presencial, com o ensino a distância. Normalmente, nesse caso, determinadas disciplinas são ministradas na forma presencial enquanto outras são ministradas on-line. A outra forma de entender o ensino híbrido abrange um conjunto ainda mais rico de estratégias de aprendizagem, em que não existe uma forma única de aprender, sendo processo contínuo, de diferentes formas e em diferentes espaços.


Em ambas as formas há uma convergência de dois modelos de instrução: o modelo presencial, em sala de aula, como vem se realizando há tempos, e o modelo on-line, que se utiliza das tecnologias digitais para promover o ensino.

Por agora iremos mencionar e descrever brevemente ferramentas e tecnologias para o ensino híbrido que deve atender – pelo menos inicialmente – a todas as instituições de ensino que puderem retomar as atividades presenciais, respeitadas as decisões das autoridades sanitárias dos municípios.


Ferramentas e tecnologias disponíveis


Uma enorme gama de ferramentas e tecnologias podem ser usadas na construção de uma aprendizagem eficaz nos ambientes do ensino híbrido ou aprendizagem combinada. Podemos citar algumas delas:


Google Classroom


O Google Classroom é um serviço web que o Google desenvolveu com o objetivo de simplificar a criação, entrega e classificação de tarefas. Seu objetivo principal é agilizar o processo de compartilhamento de arquivos entre professores e alunos.


Além do Google Classroom, também chamado de Google Sala de aula, há o Google Drive, o Google Docs, as Planilhas e as Apresentações e Gmail, que podem ajudar as instituições de ensino a adotar um sistema sem papel. No caso dos sistemas Google, os alunos podem ser convidados para as salas de aula através do banco de dados da instituição, via código privado.


Jamboard


Jamboard é um quadro branco interativo que o Google desenvolveu como parte da família G Suite. O dispositivo pode ser montado em uma parede ou em um suporte de roda vertical por padrão. O Jamboard também tem sistema operacional que corresponde ao ecossistema do G Suite. O controlador principal do Jamboard pode abrir uma sessão na qual os usuários podem participar e trabalhar em projetos dentro do espaço disponível.


Popplet


Popplet é uma ferramenta online gratuita para fazer mapas mentais e diagramas. É um aplicativo de uso fácil que ajuda os usuários a desenvolver organização, memória e até no processo de escrita.


Edpuzzle


Edpuzzle é um aplicativo de edição de vídeo e plataforma de avaliação formativa construída na Web, que permite que professores e alunos personalizem vídeos online de maneiras que facilitem a aprendizagem. Os professores, podem, por exemplo, fazer o upload de vídeos com perguntas de revisão incorporadas e recursos complementares de forma simples e acessível.


Mentimeter


Mentimeter é uma empresa sueca que desenvolve e mantém um aplicativo homônimo que usa tempo real para criar apresentações. É uma alternativa fácil de usar à apresentação em PowerPoint. Ele também permite que alunos ou membros de uma audiência respondam a perguntas de forma anônima, servindo a aulas, reuniões, encontros, conferências e outras atividades.


Edmodo


A Edmodo é uma empresa de tecnologia educacional que oferece um fórum para escolas e professores do ensino fundamental e médio para conectividade, colaboração e treinamento. Em arquitetura e teoria, Edmodo é centrado no professor: alunos e pais só podem ingressar em Edmodo se um instrutor os convidar a fazê-lo; mas professores podem compartilhar conteúdo, distribuir questionários, tarefas e gerenciar a comunicação com alunos, colegas e pais através de sua rede.


Kahoot!


Kahoot! é um meio de aprendizagem baseado em jogos, usado em escolas e outras instituições educacionais como tecnologia interativa. Seus jogos de aprendizagem são questionários de múltipla escolha criados pelo usuário e podem ser acessados através de um navegador da web ou do aplicativo Kahoot! O aplicativo também pode ser utilizado para revisão do conhecimento, para avaliação formativa, ou mesmo como um rompimento com as atividades tradicionais de sala de aula. Uma ótima sugestão é utilizar o site por meio de ferramentas de compartilhamento de tela, como Skype ou Google Hangouts.


Suite iSpring


A Coleção iSpring é um kit de ferramentas que funciona como um complemento do PowerPoint e o fortalece com recursos não incluídos em outros pacotes de eLearning. O software transforma as apresentações do PowerPoint em cursos multimídia que podem ser usados ​​em qualquer LMS compatível com SCORM ou LRS habilitado com a API Tin Can ou em um site HTML normal. Há suporte suficiente para o PowerPoint e os cursos publicados retêm todas as animações do original, como objetos, efeitos de transição de slides, gatilhos, áudio e vídeo.


Storyline


O Storyline oferece um espaço de trabalho personalizável com modelos integrados para criar um ambiente totalmente interativo e cursos envolventes. Está disponível em 5 idiomas e permite a importação de material atual na forma de slides de PowerPoint, bem como de conteúdo criado em versões anteriores.


Adobe Captivate


Adobe Captivate é um kit de ferramentas de ensino remoto para a criação de conteúdo responsivo e interativo. Ele permite que os instrutores atualizem os storyboards de conhecimento dos elementos do ensino a distância e os publiquem para visualização na nuvem, sem que nenhum aplicativo ou software adicional seja necessário.


Lectora Inspire da Trivantis


A Lectora se autodenomina, de acordo com o texto de Alekya Chalumuri, "a virada do jogo para o aprendizado móvel" e tem como objetivo transformar o aprendizado. O pacote Inspire combina biblioteca de protótipos, biblioteca de pessoas e construtor de interação para ajudar os professores a desenvolver cursos online.


Aplicativos como o Snagit e Camtasia também são integrados pela Lectora para permitir que professores capturem, editem e importem imagens e vídeos para seus conteúdos. Para exemplificar as benesses do programa, em um único módulo de e-learning os usuários podem combinar conteúdo textual, animações em Flash, imagens, áudio e vídeo, perguntas de teste e interatividade.


Camtasia da TechSmith


O Camtasia, mais especificamente, é uma ferramenta para aplicativos de gravação de tela e edição de vídeo que pode ser usada para oferecer cursos online. Os apresentadores podem configurar e editar o conteúdo em computadores Windows e Mac e compartilhar os resultados com os visualizadores em qualquer dispositivo de reprodução de vídeo ou mesmo no YouTube.


É um editor de vídeo profissional com temas prontos para usar, fundos animados, gráficos e textos explicativos. Além disso, há integração de questionários e questões de compreensão para acompanhar a aprendizagem dos alunos em tempo real, com resultados mostrados em planilhas.


Webinar


Webinar é um seminário online em vídeo. Ele pode ser gravado ou ao vivo, quando permite a interação da audiência via chat. As principais plataformas de Webinário são o Youtube Live, o WebinarJam e o GoToWebinar, mas há outras que incluem:


● o Zoom;

● o Cisco WebEx;

● o Adobe Connect;

● o Google Hangouts; e o

● AnyMeeting


Essas ferramentas possibilitam boas habilidades de escuta, compreensão e automatizam a configuração, registro e relatórios de presença para sincronizar com LMS, ou seja, o Sistema de Gestão da Aprendizagem.


A integração da tecnologia com o ensino tradicional, ainda mais neste momento, permitirá que os professores adaptem suas estratégias de ensino e ajudem os alunos – cada um ou cada turma à sua maneira – a reter o conhecimento e mais: a engajar-se efetivamente no processo da aprendizagem.


O método de ensino híbrido já vem sendo utilizado desde antes da pandemia do Covid-19 em muitas instituições de ensino superior ao redor do mundo e parece ter um impacto positivo nos resultados de aprendizagem, trazendo uma série de benefícios no curso de todo o processo educacional.


A flexibilidade na transmissão do conteúdo contribui bastante para o sucesso da estratégia, que tende a se perpetuar no cenário da educação.


Leia mais:


O ensino híbrido veio para ficar


O retorno do ensino universitário será híbrido


23 e 30 de agosto de 2021 | de 10 às 12 horas | Curso on-line A Jacob's Consultoria e Ensino apresenta seu novo curso Regulação Educacional 4.0, que une a tradição de mais de 10 anos e uma metodologia atualizada, baseada em ensino híbrido. O evento une experiência prática e conhecimento atualizado das regras e princípios de Direito Educacional. O programa apresenta as dimensões da avaliação e da regulação com enfoque nas recentes modificações envolvendo tecnologia, além disso trata do novo normal das instituições de ensino ao discutir temas relativos a contratos, proteção de dados e direito do consumidor. Conheça nossa programação e inscreva-se.

92 visualizações

Posts recentes

Ver tudo