top of page

Ensino EAD: a pandemia como um acelerador do futuro

Atualizado: 16 de nov. de 2022

Muitas mudanças ocorridas em meio à pandemia já eram previstas, mas seriam mais bem notadas a médio e a longo prazos. Em relação à educação, por exemplo, a tecnologia já a transformou e continuará transformando, especialmente em relação ao contexto da interação aluno e professor, seja no espaço físico ou temporal.

Em janeiro deste ano, quando a pandemia Covid-19 era impensável, publicamos material explicitando o porquê de o EAD ser uma grande tendência para os próximos anos.

Posteriormente, declarada a pandemia, tivemos uma reviravolta na programação educacional e todo o ensino presencial foi compelido a migrar para a atividade não-presencial, causando certo equívoco também, pois esse redirecionamento não foi exatamente uma mudança para o EAD.

De fato, o ensino remoto praticado na pandemia apenas assemelha-se ao EAD por ser uma educação mediada pela tecnologia. Os princípios utilizados seguem sendo os mesmos da educação presencial. No caso, a educação a distância presume o apoio de tutores de forma atemporal, carga horária diluída em diferentes recursos midiáticos e atividades síncronas e assíncronas.

Não é o que tem acontecido durante a quarentena, por motivos óbvios: não havia um plano de contingência educacional administrativo para essa realidade e a maioria das instituições não estavam preparadas nem tecnologicamente nem teoricamente.

O ensino emergencial a distância, portanto, diferentemente do EAD, pode não fornecer os mesmos resultados acadêmicos das instruções em sala de aula.

Leia nossos textos:



A conscientização e aprendizado sobre o EAD acontecerão gradualmente, considerando, inclusive, de acordo com uma pesquisa realizada pela Toluna para a América Latina, que muitas pessoas manterão costumes adquiridos durante o isolamento social quando a pandemia arrefecer, dentre eles frequentar cursos online.

Do total dos pesquisados, a propósito, 58% entendem que o ensino vai continuar por um grande período de maneira não-presencial e 43% estão dispostos a continuar seus cursos virtuais. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 de fevereiro e 17 de abril deste ano e abrangia novas tendências no cenário pós-pandemia. 

Então, como ocorreu com o home office, a mudança repentina acelerou as tendências que se tornariam realidade apenas ao longo dos próximos anos. Em relação a empresas e escolas, o que não fizeram em aproximadamente cinco anos, fizeram em cinco semanas. O cenário trouxe urgência e em muitos pontos o resultado foi bom.

Hoje não se cogita que uma empresa desconsidere, após a crise, que parte de sua força de trabalho continue a trabalhar em home office. Da mesma forma, por necessidade ou conveniência para todos os atores do processo educacional, a escola também vai manter os recursos tecnológicos adquiridos; tudo no intuito de reduzir as barreiras entre o presencial e o online.

Há quem defenda que as empresas, inclusive as de educação, que não se valerem desse momento para passarem por um processo de transformação digital dificilmente sobreviverão aos próximos meses.

A educação 4.0

A Educação 4.0 designa uma abordagem educacional e o conjunto de estratégias que seriam desejáveis para contemplar as necessidades da chamada Quarta Revolução Industrial, um termo cunhado para descrever toda nova geração de avanços tecnológicos que estamos presenciando e que estão se integrando para constituir a próxima onda de inovação, incluindo Internet das CoisasBig DataRobóticaInteligência Artificialimpressão 3D, Medicina de Precisão, dentre outros.

Uma das premissas da Educação 4.0 é que não precisamos aprender tudo, mas saber como buscarmos as informações para, então, utilizá-las. Dentre várias mudanças que eram previstas para ocorrer em um futuro próximo – antes da pandemia – estão a possibilidade dos alunos aprenderem em momentos distintos e em lugares diversos de forma mais individualizada, terem aprendizado personalizado, livre escolha, aprendizado baseado em projetos, experiência em campo, possuírem habilidade de interpretar dados e participar ativamente do processo geral, além de serem avaliados de maneiras diferentes das usuais.

A tendência é que os alunos ganhem destaque na relação, desempenhando um papel ativo na construção do aprendizado.

Como bem descrito por Raniery Pimenta no texto Cinco Oportunidades para a Educação no Mundo Pós-Pandemia, não há mais que se pensar em uma educação totalmente presencial; isso seria desconsiderar todas as possibilidades que o digital pode acrescentar.


Ainda mais nesse momento em que grandes esforços foram empregados para que pudéssemos continuar o processo educacional de forma não-presencial, com já falada mediação pela tecnologia.

A grande maioria das escolas não estavam preparadas para a suspensão das aulas presenciais, mas, passado um período de maior sufoco, puderam verificar quais foram as iniciativas mais bem-sucedidas e dar continuidade à programação. Aparentemente a transmissão de aulas com interação síncrona entre educadores e estudantes foi mais bem recebida, com a utilização de ferramentas para transmissão de aulas e que permitem a criação de salas de aulas específicas com chats síncronos e assíncronos, além de facilitar envio e recebimento de documentos.


Avanços tecnológicos x emergências históricas

Em artigo para o Financial Times, Yuval Noah Harari escreveu que as decisões que tomamos agora moldarão o mundo nos próximos anos e que, ao escolher entre alternativas, devemos nos questionar não apenas como superar a ameaça imediata, mas também em que tipo de mundo habitaremos quando a tormenta passar.

Para ele muitas medidas de emergência de curto prazo se tornam um elemento da vida. E que essa é a natureza das emergências: elas avançam rapidamente nos processos históricos. Medidas que em tempos normais levariam anos de deliberação são aprovadas em questão de horas.

Fato é que, nas palavras do professor, em tradução livre, medidas temporárias têm o hábito de superar as emergências, pois sempre há uma nova à espreita.

A Entretanto Educação, de olho no impacto que as decisões de agora modificarão a educação, produziu uma pesquisa com 577 profissionais. Analisaram como professores e entusiastas da educação estão lidando com este momento e buscaram compreender as perspectivas dos profissionais de educação para o futuro da aprendizagem.

A pesquisa mostra que 93,6% dos profissionais entrevistados acreditam que o ensino online é uma alternativa para continuar o aprendizado dentro de casa; 68,8% responderam que as aulas online têm sido uma experiência positiva.


Os resultados também demonstram que muitos acreditam que o ensino híbrido se tornará cada vez mais comum e imaginam um cenário positivo para a educação do futuro. Em números, 62,4% dos participantes veem o professor sendo mais valorizado depois da pandemia; 81,6% apostam em uma educação em que o aluno esteja no centro do aprendizado e 85,1% acham que a ciência ganhará mais credibilidade ao fim da crise sanitária.

Dos profissionais que participaram da pesquisa realizada pela Entretanto, enfim, 73% veem um cenário otimista para a educação, o que é muito bom, considerando, sobretudo, todos os percalçosque tanto os professores quanto alunos tiveram que enfrentar.


É fato que a maioria dos estudantes e dos professores que tiveram acesso às ferramentas virtuais puderam, apesar das circunstâncias nem sempre favoráveis, aprender com o processo e se transportar de alguma forma para o futuro da educação.

Gostou deste texto? Faça parte de nossa lista de e-mail para receber regularmente materiais como este, além de notícias e artigos de seu interesse.


Fazendo seu cadastro você também pode receber mais informações sobre nossos cursos: eles oferecem informações atualizadas e metodologias adaptadas aos participantes. Temos cursos regulares, já consagrados, dos quais já participaram mais de 800 profissionais das IES. Também modelamos cursos in company sobre temas gerais, relacionados ao Direito da Educação Superior, ou mais específicos.


Conheça nossas opções e participe de nossas eventos.

429 visualizações
bottom of page