Bons resultados no ENADE impactam na reputação da instituição de ensino

O período de inscrições para o Enade 2022 começou no dia 06 de julho e vai até o dia 12 de agosto. Os alunos devem fazer suas inscrições no Sistema Enade, mesmo site em que serão divulgados os locais de prova, que ocorrerão no dia 27 de novembro.

O exame foi criado em 2004 pelo MEC e avalia o conhecimento dos alunos que estão concluindo os cursos de graduação. Sua realização é obrigatória, tanto para a instituição de ensino quanto para o aluno que estiver concluindo um dos cursos selecionados no ano respectivo.

O estudante que não realizar o exame pode ter problemas na ocasião de receber o diploma, embora já tenhamos decisões judiciais, como da 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (Agravo de Instrumento 5005710-90.2020.4.03.0000), que decidiu que a participação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes não é um pré-requisito para que o aluno cole grau e receba o certificado de conclusão do curso.

A questão é que a mesma decisão ressaltou que a legislação que trata do Enade sanciona a instituição educacional pela não inscrição de alunos habilitados para a participação no exame nos prazos estipulados pelo Inep. O entendimento é que a prova não é teste de verificação individual da qualificação (ou soma de conhecimentos do estudante), mas atua como instrumento de avaliação da política educacional do país.

O objetivo é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

Desta forma, avalia-se o desempenho das Instituições de Ensino Superior e os resultados são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, que subsidiam decisões de gestores educacionais, escolhas de estudantes, além de inúmeras políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e aperfeiçoamento da qualidade da educação superior.

O resultado obtido no ENADE é utilizado pelo Ministério da Educação para atribuir o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é a nota que cada graduação recebe dos analistas do Ministério. Além da nota dos alunos no ENADE, o CPC considera fatores como a organização didático-pedagógica, a infraestrutura destinada ao curso e a titulação dos professores.

O Conceito Enade é determinado pela nota média recebida pelos estudantes na prova. No final, é concedida uma nota de 1 a 5 a cada curso participante. As notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias; a partir de 3, a avaliação é considerada positiva.

Esse índice é crucial para a continuidade do curso. Se a nota do CPC estiver muito baixa — conceitos 1 e 2 —, o MEC envia avaliadores para entrar em contato com a instituição e pode aplicar inclusive medidas administrativas.

Nas ocasiões em que a instituição não consegue aprimorar os aspectos observados, ela pode ser punida com a suspensão de abertura de novas vagas.

Nota do Enade e nota do conceito atribuído pelo MEC para cada curso não são a mesma coisa, porém a primeira compõe a segunda. Em vista disso, o exame é central na estratégia de acompanhamento e avaliação das faculdades pelo MEC.

Notas baixas ou altas no Enade também impactam – sem dúvida nenhuma - na maneira como a instituição de ensino é percebida na comunidade. E uma boa nota no Enade, em verdade, pode ser mais um atributo que a instituição pode angariar a seu favor.

Afinal, pressupõe-se que um bom índice conquistado diz respeito ao currículo da instituição e sobre a capacitação recebida pelos alunos. E, claro, também sobre a qualificação do corpo docente.

Cursos que farão parte do Enade 2022

A Portaria MEC n.41/22, publicada pelo Ministério da Educação no dia 20 de janeiro, estabeleceu os cursos que serão contemplados no Enade 2022.

As áreas relativas ao grau de bacharel que serão avaliadas no exame deste ano são:

  • Administração

  • Administração Pública

  • Ciências Contábeis

  • Ciências Econômicas

  • Comunicação Social (Jornalismo)

  • Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)

  • Direito

  • Psicologia

  • Relações Internacionais

  • Secretariado Executivo

  • Serviço Social

  • Teologia

  • Turismo

As áreas relativas ao grau de tecnólogo que serão avaliadas no exame deste ano são:

  • Tecnologia em Comércio Exterior

  • Tecnologia em Design de Interiores

  • Tecnologia em Design Gráfico

  • Tecnologia em Design de Moda

  • Tecnologia em Gastronomia

  • Tecnologia em Gestão Comercial

  • Tecnologia em Gestão da Qualidade

  • Tecnologia em Gestão Pública

  • Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

  • Tecnologia em Gestão Financeira

  • Tecnologia em Logística

  • Tecnologia em Marketing

  • Tecnologia em Processos Gerenciais

Bons resultados no exame

Familiarizar os estudantes com o exame do Enade é uma boa estratégia para motivá-los a participarem do exame, que deve ser colocado no calendário oficial da IES e tratado com a importância devida.

Ações institucionais de comunicação devem ser realizadas desde a entrada do estudante no curso, a fim de fortalecer seu vínculo com a IES e com os professores.

O engajamento do corpo docente e equipe pedagógica permite que sejam traçadas boas estratégias de preparação para a prova, como a confecção de simulados baseados em provas anteriores, que podem ser feitos tanto em meios físicos como digitais.

No caso, é interessante considerar a realização desses simulados ao longo dos últimos períodos do curso, permitindo que os resultados ajudem a gestão das IES na avaliação dos resultados das metodologias de ensino aplicadas.

Como a nota do Enade não impacta diretamente na vida do aluno, a instituição precisa engendrar alternativas para garantir que ele esteja motivado e dedicado na hora do exame.

Há muito o que ser feito: podem ser trazidas questões de edições anteriores do Enade para serem trabalhadas com os alunos; as questões podem ser trabalhadas na forma de atividades ou aparecerem em avaliações regulares; podem ser discutidas em sala de aula para que os alunos tirem dúvidas e façam seus questionamentos. O importante é que o estudante conheça o estilo da prova e se prepare para a forma como ela é aplicada em relação a número de questões, tempo de aplicação etc.

Enfim, o desempenho no Enade pode ser um ótimo indicador do nível de qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação das IES e se torna – também - um bom parâmetro para entender sua situação, seus altos e baixos e suas possibilidades de aperfeiçoamento.



Gostou deste texto? Faça parte de nossa lista de e-mail para receber regularmente materiais como este. Fazendo seu cadastro você também pode receber notícias sobre nossos cursos, que oferecem informações atualizadas e metodologias adaptadas aos participantes.


Temos cursos regulares já consagrados e modelamos cursos in company sobre temas gerais ou específicos relacionados ao Direito da Educação Superior. Conheça nossas opções e participe de nossos eventos.

63 visualizações