top of page

Crianças e adolescentes e o excesso de telas na pandemia

Há duas décadas aproximadamente, a Academia Americana de Pediatria sugeriu que os pais limitassem o consumo de TV por crianças com menos de dois anos de idade. As recomendações baseavam-se tanto na ciência quanto no bom senso, pois os estudos sobre o consumo de mídia e o desenvolvimento infantil ainda estavam incipientes.


Passados aproximadamente 10 anos, a pesquisa cresceu e ficou madura o suficiente para a AAP lançar uma nova declaração com base científica sobre bebês assistindo televisão, vídeos ou qualquer outra forma de mídia passiva. O veredicto foi de que não é bom e provavelmente é pernicioso.


A mídia, seja em segundo plano ou projetada explicitamente como uma ferramenta educacional infantil, tem "efeitos potencialmente negativos e nenhum efeito positivo conhecido para crianças menores de 2 anos", concluiu o relatório da AAP, divulgado ainda no ano de 2011, na reunião anual da Academia em Boston e publicada na revista Pediatrics. A OMS também já bateu o martelo em relação ao tema.


As recomendações iniciais da entidade foram feitas em 1999, época em que as telas de entretenimento passivas - televisores, aparelhos de DVD, computadores com streaming de vídeo - tornaram-se onipresentes, e a criança média de apenas 1 ano já ficava entre uma e duas horas em tela por dia.


Naquela época ainda não eram tão comuns aparelhos interativos tipo tablets e celulares, que entraram agora nas novas recomendações.


E a partir dessa idade, como fica?


Vivemos uma realidade em que as telas substituíram a escola e apenas através delas há o encontro com amigos e parentes. Além disso, há grande apelo comercial pelo uso de todos os tipos de gadgets e normalmente pais que já se convenceram de que não há mais como limitar essas atividades de seus filhos.


Pois bem, à medida que as telas proliferavam nos idos anos 2000, também crescia o número de pesquisas a respeito. Antes da pandemia, as recomendações da Academia Americana de Pediatria (AAP), bem como da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), para crianças de 2 a 5 anos eram de 1 hora por dia de programas de alta qualidade. Para crianças com 6 anos de idade ou mais - abrangendo a adolescência – eram de duas horas por dia.


Se as recomendações já eram dificilmente respeitadas antes da quarentena, com a pandemia o cenário piorou bastante e as crianças e adolescentes que têm acesso à tecnologia passam pelo menos 50% de seu tempo em frente a telas. Isso é o que sugere um estudo americano realizado em meados de 2020, que adverte aos pais que esse excesso pode afetar o sono, comprometer a alimentação adequada, prejudicar a audição, provocar dor nas costas e no ombro - pela permanência em uma mesma posição durante muito tempo - e gerar distúrbios visuais. Tudo isso além de diminuir a socialização e aumentar a obesidade e o sedentarismo, já que as atividades físicas ficam em segundo plano.


Também há uma série de riscos aos quais a criança e o adolescente ficam expostos como usuários na internet. As redes sociais – não indicadas para esse público, a propósito - modificam a realidade do indivíduo imaturo, podem expô-los à violência, à pornografia e causar toda uma série de transtornos mentais.


O que fazer com meu filho?


Nesse momento de pandemia, o mundo digital está sendo utilizado com muito mais frequência, quase de modo constante e com um papel funcional importante. O uso das telas hoje serve para o desempenho das tarefas escolares, para aulas, pesquisas e compras à distância. Também há o uso afetivo para assegurar a presença, ainda que virtual, de avós, primos e colegas e, não podemos esquecer, às vezes é o único caminho para pedir socorro da violência doméstica.


As recomendações médicas, portanto, nesse momento, infelizmente não vão acolher a realidade de milhões de crianças e adolescentes. O que não quer dizer que limites não devam ser impostos.


De acordo com a entidade médica brasileira, o mundo digital ficou dividido em antes da COVID-19, durante o período da quarentena e após a quarentena. Ante a falta de escolhas e alternativas ao excessivo contato com o mundo digital durante a quarentena, os pais devem estar atentos a questões simples, que nos são apresentadas como as seguintes sugestões:


É preciso ter tempo para a saúde, com o sono dentro do horário adequado para cada faixa etária, bem como o número de horas. Isso é importante não só pelo descanso, mas também para a produção de hormônios, de maneira fisiológica.


Ter uma alimentação regular também é de suma importância. A Sociedade Brasileira de Pediatria alerta que é preciso ter horários para o café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, cuidando da qualidade não só nutricional, mas sem excesso calórico. Aliada à alimentação, a atividade física deve ser regular, propiciando à criança e ao adolescente a prática de exercícios ou brincadeiras com movimentos ativos.


Sobre as crianças menores de 2 anos, a recomendação não se modificou. Telas só devem ser utilizadas para relacionamento com parentes/amigos e gerenciadas pelos pais. Nas outras idades, é importante combinar um tempo para esse contato, sempre com alguma monitorização.


A família precisa encontrar um tempo para criar novas formas de interação e afeto. Conhecer seus filhos, suas habilidades, suas dificuldades e seus limites e também para os pais se conhecerem nesta função. Juntos podem obter momentos de lazer, seja com jogos de tabuleiro, baralho, leituras e conversas fora das telas.


Estamos – de fato – em um período complicado e ainda de quarentena. Atividades em meio à natureza são excelentes aliadas neste momento e, definitivamente, recomendadas. Seja em alguns momentos durante a semana ou nos finais de semana, passeios, caminhadas, brincadeiras ao ar livre são medidas de promoção da saúde e prevenção à transmissão do coronavírus.


Lembrando que toda cidade tem uma praça, um parque, uma área verde que poderá ser frequentada pelas famílias, de maneira responsável, de modo a não causar aglomeração e maiores riscos. Atividade gratuita e extremamente benéfica.


Por fim, pais e filhos também podem aprender juntos sobre segurança, proteção e privacidade nas redes. Os filhos menores devem ser orientados para os perigos online e como fazer o uso seguro das tecnologias de informação e comunicação. Aprender sobre canais para denúncias e apoio em relação aos atos de violência, com contato com a escola ou as redes de suporte e canais de ajuda online também podem ser benéficas.


Importante


Existe um tempo funcional para assistir aulas, fazer pesquisas e tarefas. Isto vai ser variável com a faixa etária, a qualidade da escola, se tem internet e se tem equipamento adequado para isto. Nos dizeres do documento apresentado pela SBP, é importante pontuar sobre a abordagem pedagógica da escola e a quantidade e qualidade das aulas e da educação online, pois são questões que impactarão na saúde psíquica comportamental e no processo educacional desses grupos sociais.


O problema não é de hoje


Crianças e adolescentes fazem parte da geração digital e usam os dispositivos, aplicativos, videogames e a internet cada vez mais em idades precoces e em todos os lugares. Segundo a SBP, alguns pais, também nativos digitais, já não percebiam as mudanças ou problemas que vinham surgindo, como se tudo já fosse parte da rotina familiar.


Com a pandemia, milhões de crianças foram impedidas de frequentar a escola e a família – também em casa, trabalhando – iniciou uma luta diferente para mantê-las ocupadas. Mesmo depois dos trabalhos escolares, ainda há horas no dia para preencher e as telas se tornaram a primeira (e talvez a única) opção para muitos.


Todavia, mesmo nessa circunstância estressante, é crucial gerenciar as atividades dos filhos. E – importante – os limites não devem ser deixados de lado.


Um dia-a-dia diverso, cumprindo com certa regularidade horários de sono, atividades físicas, alimentação, brincadeiras, leituras e momentos de ócio é necessário. E é dentro dessa rotina que devem entrar as aulas online, a TV, os jogos digitais e não o contrário. O mundo digital não pode e não deve ser a tônica da vida da criança e do adolescente.


A pandemia pode ter potencializado certos comportamentos e práticas dentro das residências, mas é preciso que os pais sejam veementemente alertados para os danos que algumas delas podem causar. As escolhas e decisões precisam ser conscientes. E lembrando que é sempre hora de mudar e recomeçar.


Gostou deste texto? Faça parte de nossa lista de e-mail para receber regularmente materiais como este. Fazendo seu cadastro você também pode receber mais informações sobre nossos cursos, que oferecem informações atualizadas e metodologias adaptadas aos participantes. Temos cursos regulares, já consagrados, dos quais já participaram mais de 800 profissionais das IES.


Também modelamos cursos in company sobre temas gerais relacionados ao Direito da Educação Superior, ou mais específicos. Conheça nossas opções e participe de nossos eventos.

99 visualizações
bottom of page