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Novo PL propõe criação da Política Nacional de Inclusão para o Ensino Superior
Projeto de Lei 4641/2024 propõe a criação da Política Nacional de Inclusão nas Instituições de Ensino Superior, abrangendo tanto universidades públicas quanto privadas.
Ana Luiza Santos e Edgar Jacobs
19 de ago.5 min de leitura


Menor de 18 anos não pode fazer exame EJA para concluir ensino médio e entrar no ensino superior
A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça, sob o rito processual dos recursos repetitivos, estabeleceu que o estudante menor de 18 anos não pode se submeter ao exame da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para obter o certificado de conclusão do ensino médio e, desta maneira, entrar mais cedo no nível superior.
Ana Luiza Santos e Edgar Jacobs
14 de ago.5 min de leitura


Interior de Minas Gerais ainda sofre com a falta de médicos
Reportagem publicada no Jornal Estado de Minas da última semana desnuda uma das realidades do interior de um dos maiores estados do país....
Ana Luiza Santos e Edgar Jacobs
12 de ago.5 min de leitura


Diploma digital é obrigatório a todas as IES desde 1º de julho de 2025
Diploma digital é obrigatório a todas as IES desde 1º de julho de 2025
Ana Luiza Santos e Edgar Jacobs
7 de ago.4 min de leitura


CFM publica mais regras para o exercício profissional da docência médica
A atuação do profissional médico como docente não é regulada pelo Conselho de Classe.
Ana Luiza Santos e Edgar Jacobs
5 de ago.5 min de leitura


Instituídas as DCNs do Curso de Arquitetura e Urbanismo
A Resolução CNE/CES nº 1, de 11 de julho de 2025, instituiu as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, com fundamento no Parecer CNE/CES nº 454, de agosto de 2024. As normas deverão ser observadas pelas Instituições de Educação Superior em âmbito nacional na organização, no desenvolvimento e na avaliação do curso, na esfera dos sistemas de Ensino Superior do País.
Ana Luiza Santos e Edgar Jacobs
31 de jul.5 min de leitura


Vedação do EaD em determinados cursos afeta estudantes mais vulneráveis
Vedação do EaD em determinados cursos afeta estudantes mais vulneráveis
Ana Luiza Santos e Edgar Jacobs
29 de jul.5 min de leitura


Projeto de Lei veda a substituição de docentes por sistemas de IA na educação básica e no ensino superior
Projeto de Lei veda a substituição de docentes por sistemas de IA na educação básica e no ensino superior
Ana Luiza Santos e Edgar Jacobs
24 de jul.4 min de leitura


Profissionais do EaD: o que a Portaria nº 506/2025 acerta, ignora e distorce
Profissionais do EaD: o que a Portaria nº 506/2025 acerta, ignora e distorce
Edgar Jacobs
23 de jul.5 min de leitura


Portaria MEC 506/25 traz mais novidades no cenário do EaD brasileiro
A Portaria MEC nº 506, de 10 de julho de 2025, foi publicada para regulamentar o Decreto nº 12.456/25 em relação à formação acadêmica e às atribuições do corpo docente, dos mediadores pedagógicos, dos tutores e dos responsáveis pelos Polos de EaD, às atividades presenciais e avaliações de aprendizagem, aos materiais didáticos e plataformas digitais, bem como à criação, funcionamento, alteração de endereço e extinção destes Polos.
Ana Luiza Santos e Edgar Jacobs
22 de jul.6 min de leitura


O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial na educação
A intenção é posicionar o Brasil na vanguarda do desenvolvimento e da aplicação responsável da inteligência artificial, disseminada em todo o mundo e objeto de uma verdadeira revolução da tecnologia.
Ana Luiza Santos e Edgar Jacobs
17 de jul.6 min de leitura


Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância ajuiza ADI contra decreto que proibiu cursos EAD
O STF foi acionado a respeito da constitucionalidade do decreto que determinou cursos de graduação exclusivamente presenciais.
Ana Luiza Santos e Edgar Jacobs
15 de jul.6 min de leitura
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